pensário:

instalação

team – João Roma + Vitor Lifsitch + Ygor Guerreiro prof – Roberta Portas e Marcelo Pereira DSG1005 - PUC-Rio / 2014
Pensário é uma instalação interativa com recursos digitais localizada em grandes baldeações. A instalação foi projetada tendo em vista sua aplicação em qualquer estação de transporte com grande fluxo de pessoas, desde metrôs a barcas, com uma permanência de 2 meses por estação. O projeto busca a expressão do usuário, ao explorar o pensar do carioca sobre determinados temas e sua curiosidade e vontade de interagir. Pensário coleta dados de um mapeamento do pensamento individual e coletivo da cidade, por meio de ferramentas de entretenimento. Trata como relíquia o pensar individual, convidando o carioca a pensar em coletivo. Pensar com o Rio, pensar o Rio.

Tendo em vista que Pensário lida com palavras e conceitos de domínio comum, a estratégia de divulgação buscará explorar a curiosidade das pessoas, com imagens de domínio comum. Além disso, a divulgação contemplará o conceito de escala explorado em todo o projeto, a partir de aplicações que estimulam diferentes tipos de descoberta, principalmente pelo uso da retícula com a tipografia. O projeto gera um diagnóstico do pensamento do carioca em diferentes momentos, locais e contextos, identificando possíveis tendências comportamentais e sociais. A partir da utilização de filtros, o sistema capturará informações que serão categorizadas e permitirão a segmentação do conteúdo gerado. Esse conteúdo poderá ser compilado em relatórios ilustrados, contendo visualizações gráficas dos resultados do diagnóstico daquela categoria de pensamento, além de estatísticas e gráficos de repetição de palavras, por local e período. Esse conteúdo pode oferecer informações ao cliente mapeando determinado tema e suas derivações encontra





cadu bocai ––

< back

–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

digital

1 - COLABORAR/TOTEM - No totem, o usuário poderá realizar o input de uma palavra que formará o mapa de palavras. Ou seja, pensou na palavra sorteada, lembrou de que? Se quiser, poderá ainda pular a palavra e colaborar com um outro tema. No momento do envio, será tirada uma foto do usuário e informações como data, local e hora da colaboração serão recolhidas. Após colaborar, a palavra será enviada a tela principal e poderá se tornar o tema da pergunta do próximo usuário do totem. A colaboração também pode ser feita em conjunto.

 

3 - EXPLORAR/SITE - O projeto se estende na medida em que o mind map poderá ser visualizado não apenas na plataforma das baldeações, como através de um site, no qual o público poderá buscar palavras já adicionadas, além de saber mais sobre o projeto e estações onde poderá colaborar com o mesmo. Porém, não será possível colaborar com um pensamento por esse site.

2 - DESCOBRIR/TELA - Na tela, o usuário terá acesso a todo conteúdo que está/foi adicionado à plataforma, e poderá adentrar a nuvem de palavras, explorando o fato de ser “zoomable”, ou seja, o usuário pode dar zoom nas áreas que mais lhe interessam, interagindo com o projeto a partir de gestos corporais detectados por um kinect. Assim, estará descobrindo o pensamento dos outros colaboradores.