Papa Pilha:

lixeira interativa

team – Ygor Guerreiro –––  prof – Flavia Nizia + Joy Till

DSG1003 Academic Project 2013/PUC-Rio

Projeto acadêmico focado em incentivar o descarte adequado de pilhas, utilizando a diversão como principal artifício. O projeto foi baseado na Teoria da Diversão (thefuntheory), que tem como base a interação do público com o objeto, de forma que se estimule o humor e a receptividade o produto, fazendo com que o público se motive a descartar pilhas corretamente e tenha consciência disso. O produto é um Papa Pilha que funciona como uma lixeira para pilhas, mas com mecanismos que a torna praticamente um brinquedo.

Em busca de auxiliar e alertar previamente as crianças da existência do projeto, – para que elas pudessem coletar o máximo de pilhas possível para o dia da inauguração do Papa Pilha – desenvolvemos saquinhos que continham uma luva descartável e uma tag contendo as informações primordiais a respeito desse problema ambiental, como os riscos que a pilha pode causar, formas de ajudar e pontos de coleta.





< voltar

cadu bocai ––

–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

produto

Primeiramente, o usuário deposita a pilha no buraco na parte superior da lixeira interativa.

 

Em seguida, ela escorrega pelas rampas e cai na madeira que vai impulsioná-la. O usuário puxa a extremidade do mecanismo pinball, impulsionando a pilha até ao ímã que fica exatamente acima dele.

Nesse momento, esse objeto atrai a pilha, prendendo-a, tornando possível a locomoção do suporte do ímã até o momento em que esse objeto se depara com uma superfície de madeira, na qual ele encaixa e não há espaço para a pilha. Assim, a pilha perde a atração e se solta dele, caindo diretamente num recipiente cilíndrico, no qual havia marcas adesivas com frases - a partir de cálculos aproximados – que mostravam o quanto o usuário evitou de contaminação de pilha com sua contribuição.